Sobre LGPD

As empresas offline também precisam se adequar à LGPD? A resposta é SIM!

Apesar de estarmos vivendo em uma era digital ainda existem muitas empresas que não estão conectadas ou sequer possuem equipamentos de informática. E a dúvida recorrente destes negócios é: também preciso me preocupar com a Lei Geral de Proteção de Dados?

Sim, sem dúvida alguma. A LGPD se aplica também ao tratamento dos dados que estão registrados apenas no papel. Os registros em meio físico precisarão receber o tratamento adequado, atendendo todas as diretrizes que a lei trouxe.

Quando os dados são registrados em fichas de papel e guardados em arquivos físicos a empresa poderá sofrer incidentes de segurança tais como reprodução e divulgação indevida, extravio, rasuras, danos causados por incêndio ou inundações, dentre outros.

Além de ajudar a prevenir e minimizar estes danos, a LGPD pode ser uma aliada quando implantada em empresas offline. Muitas empresas possuem arquivos que ocupam grande espaço, sendo que a implantação de um Programa de Governança em Proteção de Dados poderá ajudar a otimizar espaço e reduzir custos com arquivamento e guarda de documentos que não são mais necessários.